ANS Amplia Cobertura para Tratamento do Câncer de Intestino
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, em reunião na segunda-feira, 11/06, uma decisão crucial para os pacientes com câncer colorretal. A Diretoria Colegiada aprovou a incorporação do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde do Encorafenibe combinado ao cetuximabe, marcando um avanço significativo no tratamento dessa doença que afeta a parte do intestino.
A decisão, resultado de uma proposta submetida diretamente à ANS, passou por processos rigorosos de avaliação, incluindo uma ampla participação social e análise técnica detalhada. A metodologia segue padrões internacionais de avaliação de tecnologias em saúde, semelhantes aos praticados em países como Inglaterra, Canadá, Austrália e Alemanha.
A partir do dia 12/01/2023, a combinação dos medicamentos Encorafenibe e cetuximabe terá cobertura obrigatória pelos planos de saúde, representando uma conquista importante para os pacientes e uma resposta positiva às necessidades daqueles que enfrentam o câncer de intestino.
Sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, vale ressaltar que essa lista é composta por coberturas essenciais obrigatórias pelas operadoras de planos de saúde para todos os beneficiários. Abrangendo terapias, exames, procedimentos e cirurgias, o Rol atende às doenças relacionadas na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ampliação do Rol reflete o comprometimento da ANS em proporcionar o acesso a tratamentos avançados e práticas, promovendo a saúde e o bem-estar da população beneficiária de planos de saúde.
Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-incorpora-tratamento-para-cancer-de-intestino-ao-rol