Sobre o Programa de Qualificação de Operadoras

O Programa de Qualificação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi iniciado em 2004 e reestruturado em 2015, com  objetivo de reestruturação e promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de saúde.

Com estas avaliações anuais de desempenho das operadoras de planos de saúde , a quantidade de dados divulgados dá uma maior transparência ao setor, permitindo também avaliar o aprimoramento de cada operadora,  isso estimula a concorrência e beneficia o consumidor por ser um item a mais a se pesquisar antes de se fechar o contrato com alguma operadora de plano de saúde.

Avaliação de Desempenho das operadoras

A avaliação de desempenho das operadoras é realizada através do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência. Vale lembrar que é uma avaliação retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, isto é, os resultados que estão sendo apresentados são relativos à avaliação do ano-base 2016.

O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras. O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 22,3 milhões de consumidores em planos exclusivamente odontológicos que compõem o setor de planos de saúde no Brasil.

No proprio site da ANS é possivel consultar as operadoras de maneira facil.

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

As informações do IDSS mostram que houve melhora do desempenho das operadoras, com maior concentração de empresas com notas entre 0,6 e 0,79 e na faixa de 0,8 a 1 ponto, o que é considerado positivo, e queda em todas as outras faixas. Isso aponta para o esforço do setor na melhoria da qualidade da prestação de serviços aos beneficiários.

Veja as noticias na integra em:
http://www.ans.gov.br/qualidade-da-saude
http://www.ans.gov.br/qualificacao-ans