Saiba o que é o Monitoramento de Garantia de Atendimento

A ANS estabeleceu em 2012 o Monitoramento da Garantia de Atendimento, com o principal objetivo de avaliar o cumprimento dos prazos máximos de atendimento estabelecidos na resolução normativa nº259, de 2011. Em fevereiro de 2013, seu escopo foi ampliado, passando a considerar todas as reclamações relacionadas à cobertura assistencial recepcionadas na ANS. Então em 2015 foi aprimorado a sua metodologia o que possibilitou a ampliação das informações divulgadas.

Sendo assim, o Monitoramento da Garantia de Atendimento é um acompanhamento de acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações que são consideradas nesse monitoramento são referentes ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir do resultado do monitoramento é possível identificar operadoras que descumprem os prazos, para a realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. Para essas operadoras que foram identificadas, se torna vedado temporariamente o ingresso de novos beneficiários.

As operadoras vetadas têm até o próximo trimestre, visto que a cada trimestre ocorre a reavaliação da listagem de planos, e se tudo estiver em conformidade elas são liberadas para comercialização de seus planos.

Fonte: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/monitoramento-de-garantia-de-atendimento